wugong Authentic Martial Arts




Tai Chi  Tai Chi  Tai Chi

Tai Chi

Segundo a lenda, em 1200 d.C. o monge Taoísta Chang San-feng fundou um templo na Montanha Wudang, para a prática do Taoísmo, visando o supremo desenvolvimento da vida humana. Mestre Chang enfatizou a harmonia de Yin/Yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e da habilidade física.
 Ao longo dos séculos, os praticantes de Tai Chi estiveram ligados à definição de regras de conduta humana básica, como a bondade, o respeito aos mais velhos ou o amor-próprio.
 Com a revolução de 1900 a 1910 a arte do Tai Chi sofreu um declínio, mas com a revolução cultural o Comitê Chinês para o Desporto criou o Tai Chi moderno, simplificado, com o intuito de divulgar o Tai Chi e desenvolver a capacidade de relaxamento e o desenvolvimento da energia interna.
 O Tai Chi é composto de movimentos circulares que vão relaxando o corpo à medida que são executados, sem utilização de esforço físico. A sequência desses movimentos é contínua e suave.
 Atualmente simplificada para facilitar o aprendizado, essa arte ensina como entrar em sintonia com a natureza para conseguir o equilíbrio do sistema nervoso, repondo e fortalecendo a energia vital, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças.
 A prática do Tai Chi na Wugong compreende um conjunto de Formas de Mãos Vazias (Forma 10; 24; 48 e 108 movimentos), Formas de Armas (Leque, Espada, Bastão...) e Formas em Duplas (Toi Lien). Também são executados movimentos de alongamento ou relaxamento global, consoante o trabalho a ser realizado.

Para saber mais...

Quais os benefícios do Tai Chi?

 O Tai Chi trabalha a respiração junto com exercícios elaborados, fortalecendo a musculatura e melhorando as condições cardio-vasculares do praticante. E por ser um exercício que exige concentração e conhecimento do próprio corpo, o Tai Chi Chuan proporciona uma grande harmonia entre corpo, mente e emoção.

Quem pode praticar o Tai Chi?

 O Tai Chi Chuan é indicado para pessoas de todas as idades, e possui modalidades específicas para pessoas com problemas nos movimentos.

Qual a idade adequada para a prática do Tai Chi?

 Com seus movimentos flexíveis e circulares, não exigindo esforço físico, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive, e principalmente, pessoas de terceira idade.

Qual o tempo de curso?

 O Tai Chi é para ser praticado sempre, não há um tempo determinado para o curso especificamente, cada aluno desenvolve de acordo com as suas facilidades ou dificuldades em absorver a sequência dos movimentos. Aprendida essa sequência, pode ser praticado indefinidamente, aprimorando-se a concentração, relaxamento e leveza a cada dia.

O estilo praticado na Wugong é o "Tai Chi Simplificado". O que isto significa?

 O estilo de Pequim (ou Tai Chi Simplificado), estilo este ensinado em nossa escola, é um termo que se refere a um conjunto de sequências de Tai Chi Chuan padronizadas pelo "Comitê Nacional de Esportes da China", concebidas como rotinas de exibição e competição, e para a promoção da saúde.


Contato

facebook 
Q.G. Wugong
Dojô do Centro
Av. Padre Tomé, 200/2° andar - Centro
Porto Alegre - RS
(51) 8149-6951